• Bio Arte 1

    A atriz belga Audrey Hepburn foi convidada para interpretar Anne Frank no filme sobre a jovem judia.

    Veja mais

  • Arte 1 Na Dança

    A holandesa Mata Hari ficou conhecida como espiã durante a Primeira Guerra Mundial, além de bailarina.

    Veja mais

  • Arte 1 Nacional

    O filme “Os Inquilinos”, de Sergio Bianchi, foi premiado pelo roteiro no Festival do Rio em 2009.

    Veja mais

  • Geografia da Arte

    O francês Henri Cartier-Bresson fotografou o líder indiano Gandhi um dia antes de sua morte na Índia.

    Veja mais

Saudade do Passado, Medo do Futuro

Saudade do Passado, Medo do Futuro

Pippo e Amelia brilharam na televisão italiana da década de 1940 fazendo imitações da icônica dupla norte-americana Fred Astaire e Ginger Rogers. Passado os tempos dourados, Pippo e Amelia são convidados, 40 anos depois, para interpretarem uma última vez os seus antigos papéis em um programa de auditório. Começa então um choque entre a clássica e romantizada geração artística dos anos 1940 com a exagerada e berrante televisão dos anos 1980.

A comédia-dramática ‘’Ginger e Fred’’ foi uma das últimas obras do premiado diretor italiano Federico Fellini e tem como temática central a banalização dos meios televisivos. O ponto de contraste ocorre com a sensação nostálgica da arte cinematográfica da época de artistas como Fred Astaire, Ginger Rogers, Gene Kelly entre outros, onde os musicais davam o tom de uma geração que tentava esquecer um começo de século tão conturbado e violento.

Este filme encerra duas parcerias de longa data de Fellini com dois de seus atores favoritos. Marcello Mastroianni, protagonista dos clássicos ‘’A Doce Vida’’ e ‘’8½’’, e também da atriz Giulietta Masina, esposa de Fellini que participou de sete obras do diretor ao longo de sua carreira. ‘’Ginger e Fred’’ foi indicado ao Globo de Ouro de Melhor Filme de Língua Estrangeira em 1987.

Assista ‘’Ginger e Fred’’ na sexta-feira, dia 26, à 0h, com reprise no sábado, dia 27, às 15h45.