• Bio Arte 1

    A atriz belga Audrey Hepburn foi convidada para interpretar Anne Frank no filme sobre a jovem judia.

    Veja mais

  • Arte 1 Na Dança

    A holandesa Mata Hari ficou conhecida como espiã durante a Primeira Guerra Mundial, além de bailarina.

    Veja mais

  • Arte 1 Nacional

    O filme “Os Inquilinos”, de Sergio Bianchi, foi premiado pelo roteiro no Festival do Rio em 2009.

    Veja mais

  • Geografia da Arte

    O francês Henri Cartier-Bresson fotografou o líder indiano Gandhi um dia antes de sua morte na Índia.

    Veja mais

O Canal

Dança, música clássica e popular brasileira, artes visuais, literatura, teatro, ópera, séries, documentários, cinema clássico e contemporâneo. O Arte 1 oferece conteúdos especialmente pensados para quem se interessa por arte e abre espaço para produções nacionais e internacionais, independentes e premiadas.

Lançado oficialmente em março de 2013, depois de uma pré-estreia em dezembro de 2012 na Sky e na Claro TV, o Arte 1 já recebeu a Menção Honrosa do Prêmio APCA, da Associação Paulista de Críticos de Arte, pela iniciativa de criação de um canal de cultura, em 2013. No ano seguinte, foi agraciado com o Prêmio ABCA 2014, na categoria de difusão das artes visuais na mídia.

Com 24 horas no ar, o canal apresenta três produções próprias semanais: o Arte 1 Em Movimento, o Estilo Arte 1 e o Arte 1 ComTexto.  O primeiro é apresentado pela editora-chefe Gisele Kato e ancorado de diferentes locais ligados às artes, definidos de acordo com os temas em destaque em cada edição, como o Theatro Municipal de São Paulo, o Masp, a Sala São Paulo, o Instituto Inhotim e a Casa de Vidro, de Lina Bo Bardi. A produção abre espaço para diferentes manifestações artísticas e acompanha, em coberturas especiais, os principais eventos do calendário artístico, como a Bienal de São Paulo, a SP-Arte, a Flip, a Bienal de Veneza e a Artbo, em Bogotá. Nomes como Nelson Leirner, Cildo Meireles, Adriana Varejão, Berna Reale, Julio Le Parc, William Kentridge, Nelson Freire, Ney Matogrosso, Mia Couto e Marina Abramovic já passaram pelo programa.

O Estilo Arte 1 apresenta as principais tendências em arquitetura, design, moda e alta gastronomia. A produção traça o perfil e o processo criativo de artistas renomados e jovens revelações.  Entre os destaques do programa semanal ao longo desses anos estão o circuito arquitetônico de Los Angeles, nos Estados Unidos, o trabalho do arquiteto colombiano Simón Vélez no centro de Bogotá, na Colômbia, e as principais obras do arquiteto Paulo Mendes da Rocha, Prêmio Pritzker 2006 e agora dono de um Leão de Ouro da Bienal de Veneza em 2016.

Já o Arte 1 ComTexto é  apresentado pelo jornalista e crítico literário Manuel da Costa Pinto. Ancorada da biblioteca Parque Villa-Lobos, em São Paulo, a produção semanal traz a cada edição uma entrevista com uma personagem do mundo dos livros: autores, editores e ilustradores.

O Arte 1 recebeu a classificação de “canal brasileiro de espaço qualificado” dada pela Ancine – Agência Nacional de Cinema. Esse selo faz com que possa ser incluído pelas operadoras na cota de conteúdo nacional, conforme consta na nova lei da TV paga (12.485/2011). Atualmente, o Arte 1 está disponível na Sky (81), Net (553), Claro TV (53, 31), Oi TV (85), GVT (84), Vivo TV (102 cabo, 555 satélite e 627 fibra) e operadoras independentes. E conta com mais de 13 milhões de assinantes.